quarta-feira, 23 de abril de 2014

EMPREGO E RENDA: Como o Ecipem gostaria que o novo prefeito fizesse



Como o Ecipem gostaria que o novo prefeito fizesse
A cartilha Como o Ecipem gostaria que o novo prefeito fizesse é uma publicação do Espaço Cidadão Prof. Ederbal Miranda que oferece sugestões de inovação na administração pública para prefeitos, em diversas áreas.


O Informe Cidadania publica mensalmente um tema abordado na cartilha. O tema desta edição é Emprego e renda.
Emprego e renda
A geração de emprego é um desafio importante para o gestor municipal. Além da busca por implantação de fábricas e o incentivo à produção agrícola com exploração do potencial do município, outras ações devem ser implementadas neste setor. A Economia Solidária é um bom exemplo. Definida como “um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver”, o programa do Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego e da Secretaria Nacional de Economia Solidária já vem dando certo em várias partes do país. A Economia Solidária é adaptável a grandes e pequenas organizações. Nela, todas as pessoas que fazem parte da instituição se tornam sócias. Não há hierarquia, explorados, nem exploradores. Todos trabalham em conjunto e o lucro é divido por todos.
Além do mais, a Economia Solidária visa o fortalecimento da comunidade. Exemplos que podem ser adotados na sua cidade mostram a criação de microcréditos e cartão de crédito local, nos quais pequenos empréstimos e a compra no comercio do bairro, por exemplo, são facilitados, melhorando a vida das pessoas.
Prof. Ederbal Miranda

O professor Ederbal Miranda (foto) afirmou que conhece locais onde foi implantada a Economia Solidária e falou de benefícios que ela traz para a comunidade. “É muito importante que o prefeito proporcione fontes alternativas de renda, afinal a prefeitura não pode ser cabide de emprego – nem mesmo a lei permite isso. A Economia Solidária é iniciativa inteligente. Com ela a comunidade fica mais forte e mais organizada e a vida do povo melhora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs